Carvalho (2008) referido por Costa et. al (2009,
p.5615) diz-nos que “a facilidade em publicar conteúdos e em comentar os “posts”
fez com que as redes sociais se desenvolvessem online, estimulando o processo
de interacção social e de aprendizagem”.
Quando apareceu este conceito?
O conceito de “Web 2.0” surgiu num brainstorming de
uma conferência entre O’Reilly e a MediaLive International. Este autor percebeu
que a Web, (Dale Dougherty ser pioneiro) era muito importante, pelas suas
aplicações e sites novos.
O’ Reilly (2007, pp.18-19) diz-nos que podemos “
visualize Web 2.0 as a set of principles and practices that tie together a
veritable solar system of sites that demonstrate some or all of those
principles, at a varying distance from that core”.
Principais diferenças entre Web 1.0 e Web 2.0
(Coutinho e Bottentuit)[1]
Segundo Coutinho e Bottentuit referidos por Costa
et.al (2009), as ferramentas da Web 2.0 podem ser classificadas em duas
categorias. Uma refere-se às aplicações que só existem na Internet e que a sua
eficácia aumenta com o número de utilizadores: Google Docs & Spreadsheets,
wikipédia, del.icio.us, Youtube, Skype, eBay, Hi5, … A outra categoria
refere-se às aplicações que podem funcionar offline, mas que têm mais vantagens
se estiverem a ser utilizadas online: Picasa Fotos, Google Maps, Mapquest,
iTunes, …
De acordo com Bergmann (2007) referido por Costa et.
Al (2009), O´Reilly explica que Web 2.0 pretende criar aplicativos que utilizem
a rede como uma plataforma. Estes aplicativos devem tornar-se cada vez melhores
de acordo com o crescente número de utilizadores. Portanto, “ Web 2.0 significa
usar a inteligência colectiva.”(p.5617).
Potencialidades
pedagógicas
A web 2.0, também tem implicações na aprendizagem,
tal como a professora Ana Amélia Carvalho nos disse, na aula de 5 de março de
Novas Tecnologias e Práticas de Formação do Mestrado em Ciências da Educação.
As ferramentas
da Web 2.0 fomentam a partilha de ideias, questões, trabalhos; são uma forma de
recebermos sugestões, críticas, apontadores. Pode ser encarada como uma forma
de facilitar a conectividade entre textos e pessoas, e os blogs são um ponto de
partida para o diálogo(Siemens, 2005, mencionado no power point da aula).
Por fim, termino com uma frase do texto de Costa et.
Al (2009) que exprime uma ideia de Carvalho (2008), “Escrever online é
estimulante para os professores e para os alunos.”
Bibliografia
O'Reilly, T. (2007). What is Web
2.0: design patterns and business models for the next generation of software. Communications
& Strategies, 65 (1), 17-37.
Costa, et.al (2009). Conhecer e utilizar a Web 2.0:
um estudo com professores do 2º, 3º ciclos e secundário. Braga: Actas do X
Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Consultado a 18 de
março de 2013, em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9592/1/ConhecerWEb2.0pdf.pdf
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