segunda-feira, 13 de maio de 2013

Taxonomia de Podcast



Em primeiro lugar é importante percebermos o que é um Podcast.
Podcast consiste num ficheiro áudio digital emitido através da Web. Surgiu em 2004, através do primeiro programa rádio emitido pela Web por Adam Curry e Dave Winner. E, rapidamente teve uma disseminação na Web 2.0.
À emissão do podcast chamamos podcasting. Este termo foi desenvolvendo-se, e se antes as gravações consistiam apenas em ficheiros áudio, atualmente também são têm imagens (enhanced podcast) ou vídeo (vodcast ou vidcast).
Para uma melhor qualidade da gravação e edição dos podcasts é utilizado frequentemente o software Audacity. No caso, da utilização de imagem, texto e locução temos softwares como o Movie Maker ou o VoiceThread e o Jing para captação do ecrã, entre outros.
O Podomatic e o Mypodcast são websites onde os episódios podem ser alojados, através do Really Simple Syndication (RSS), assim os utilizadores podem atualizar e receber os episódios em qualquer altura.
Os podcasts são, ou porventura podem ser, uma mais-valia em contextos pedagógicos, pela “flexibilidade que oferecem, pelo facto de respeitarem diferentes estilos e ritmos de aprendizagem como até pelo facto motivacional que a utilização pode criar” (Carvalho & Aguiar, 2010, p.20).

Podcasts no ensino
 O podcasting tornou-se rapidamente uma forma de comunicação e expressão da sociedade digital, pelo facto de esta variedade de ferramentas e programas serem tao acessíveis para o utilizador (Carvalho & Aguiar, 2010).
Os primeiros podcasts educativos consistiam em gravações de aulas, atualmente já são mais elaborados. Segundo Carvalho e Aguiar (2010) os alunos gostam destas ferramentas porque lhes permite rever algum pormenor.
Carvalho e Aguiar (2010) mencionam que Kaplan-Leiserson (2006) faz enfase às vantagens dos podcastas na aprendizagem para: os alunos que dão preferência ao ouvir do que a ler, aos alunos estrangeiros que podem repetir quantas vezes quiserem a audição até compreenderem e para proporcionar feedback aos alunos.
Ainda, referem Seitzinger (2006) que acrescenta que os podcasts podem ser uma mais valia para os alunos que têm dificuldades em se exprimirem por escrito. Assim, podem fazê-lo por áudio. 

Taxonomia
A crescente utilização dos podcast´s nos mais diversos contextos pedagógicos e as suas potencialidades levaram a que surgisse a necessidade de criar uma taxonomia. Com o intuito de satisfazer esta necessidade, entre outras, foi desenvolvido na Universidade do Minho um projeto, “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended-learning”.
A tabela seguinte apresenta que esta Taxonomia de Podcast´s foi construída através de seis dimensões: tipo, formato, duração, autor, estilo e finalidade.
TIPO
FORMATO
DURAÇÃO
AUTOR
ESTILO
FINALIDADE
Expositivo/ Informativo
Feedback/ Comentários
Instruções/ Orientações
Áudio

Enhanced podcast
Vodcast
Screencast
Curto
 ≤5’
Moderado
>5’ e ≤15’
Longo >15’
Professor

Aluno(s)

Outro
Formal

Informal
Informar
Analisar
Motivar/sensibilizar
Resumir/sintetizar
Refletir
Questionar
Incentivar/Desafiar
Explicar
etc.
Taxonomia de Podcasts
(Carvalho & Aguiar, 2010)

Referências
PowerPoint da aula da unidade curricular de Novas Tecnologias e Práticas de Formação. Carvalho, A. (2013). Podcast. Audacity. – Não publicado

Carvalho, A., & Aguiar, C. (org.) (2010). Podcasts para ensinar e aprender em contexto. 1ª edição. Santo Tirso: De Facto Editores.

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