Em primeiro lugar é importante percebermos o que é
um Podcast.
Podcast consiste num ficheiro áudio digital emitido
através da Web. Surgiu em 2004, através do primeiro programa rádio emitido pela
Web por Adam Curry e Dave Winner. E, rapidamente teve uma disseminação na Web
2.0.
À emissão do podcast chamamos podcasting. Este termo
foi desenvolvendo-se, e se antes as gravações consistiam apenas em ficheiros
áudio, atualmente também são têm imagens (enhanced podcast) ou vídeo (vodcast
ou vidcast).
Para uma melhor qualidade da gravação e edição dos
podcasts é utilizado frequentemente o software Audacity. No caso, da utilização
de imagem, texto e locução temos softwares como o Movie Maker ou o VoiceThread
e o Jing para captação do ecrã, entre outros.
O Podomatic e o Mypodcast são websites onde os
episódios podem ser alojados, através do Really Simple Syndication (RSS), assim
os utilizadores podem atualizar e receber os episódios em qualquer altura.
Os podcasts são, ou porventura podem ser, uma mais-valia
em contextos pedagógicos, pela “flexibilidade que oferecem, pelo facto de
respeitarem diferentes estilos e ritmos de aprendizagem como até pelo facto
motivacional que a utilização pode criar” (Carvalho & Aguiar, 2010, p.20).
Podcasts no
ensino
O podcasting
tornou-se rapidamente uma forma de comunicação e expressão da sociedade
digital, pelo facto de esta variedade de ferramentas e programas serem tao
acessíveis para o utilizador (Carvalho & Aguiar, 2010).
Os primeiros podcasts educativos consistiam em
gravações de aulas, atualmente já são mais elaborados. Segundo Carvalho e
Aguiar (2010) os alunos gostam destas ferramentas porque lhes permite rever
algum pormenor.
Carvalho e Aguiar (2010) mencionam que
Kaplan-Leiserson (2006) faz enfase às vantagens dos podcastas na aprendizagem
para: os alunos que dão preferência ao ouvir do que a ler, aos alunos
estrangeiros que podem repetir quantas vezes quiserem a audição até
compreenderem e para proporcionar feedback aos alunos.
Ainda, referem Seitzinger (2006) que acrescenta que
os podcasts podem ser uma mais valia para os alunos que têm dificuldades em se
exprimirem por escrito. Assim, podem fazê-lo por áudio.
Taxonomia
A crescente utilização dos podcast´s nos mais
diversos contextos pedagógicos e as suas potencialidades levaram a que surgisse
a necessidade de criar uma taxonomia. Com o intuito de satisfazer esta
necessidade, entre outras, foi desenvolvido na Universidade do Minho um
projeto, “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime
blended-learning”.
A tabela seguinte apresenta que esta Taxonomia de
Podcast´s foi construída através de seis dimensões: tipo, formato, duração,
autor, estilo e finalidade.
TIPO
|
FORMATO
|
DURAÇÃO
|
AUTOR
|
ESTILO
|
FINALIDADE
|
Expositivo/ Informativo
Feedback/ Comentários
Instruções/ Orientações
|
Áudio
Enhanced
podcast
Vodcast
Screencast
|
Curto
≤5’
Moderado
>5’
e ≤15’
Longo
>15’
|
Professor
Aluno(s)
Outro
|
Formal
Informal
|
Informar
Analisar
Motivar/sensibilizar
Resumir/sintetizar
Refletir
Questionar
Incentivar/Desafiar
Explicar
etc.
|
Taxonomia
de Podcasts
(Carvalho & Aguiar, 2010)
(Carvalho & Aguiar, 2010)
Referências
PowerPoint da aula da unidade curricular de Novas Tecnologias
e Práticas de Formação. Carvalho, A. (2013). Podcast. Audacity. – Não publicado
Carvalho, A., & Aguiar, C. (org.) (2010). Podcasts para ensinar e aprender em
contexto. 1ª edição. Santo Tirso: De Facto Editores.
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